Chá de Hortelã (Mentha)



Historia Erva utilizada desde a antiguidade, com sua origem confundida com os mitos. Usada pelos egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e americanos, durante o século IX foram introduzidas na Europa muitas variedades. Ela aparece em TODAS as listas de ervas que chegaram até nós. Na bíblia aparece como dízimo. Os árabes regavam as mesas de banquete com menta antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidadosPartes usadas.
Propiedades:
- analgésica.
- anti-bacteriana
- expectorante
- sedativa
Especies de Hortelã:
Hortelã pimenta - Mentha piperita (planeta Lua/Vênus) Hortelã verde - Mentha spicata (planeta Lua) Poejo- Mentha pulegium(planeta Lua/Vênus) Hortelã Crespa - Mentha crispa Hortelã doce-Mentha arvensis Hortelã Romana-Balsamite major/Chrysanthemum balsamite (Planta anual nativa do Oriente, da família das Compostas,planeta regente Júpiter) Gatária - Nepeta gataria L. Hortelã do Brasil(hortelà vulgar, hortelà do norte, levante) Hortelã cíprica, mentastro, hortelã da Córsega
Funções terapeuticas :
- pode ser usada como infusão, para gripes ou resfriados
- o gargarejo com chá de hortelã alivia dores de garganta
- para picadas de insetos em crianças, coloque rapidamente em cima do local, folhas amassadas.
- Gases intestinais
- náuseas
Todas as hortelãs encerram em suas folhas vitaminas A,B e C. minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio);exercem ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de propriedades antisépticas e ligeiramente anestésicas .Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Bom para dores de cabeça e juntas doloridas. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã, é também um bom chá para gripes e resfriados, favorece expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão indicada para gripes e resfriados.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme